quinta-feira, 22 de março de 2018

PROJETO DO PRÉ- APRESENTADO NA REUNIÃO DE PAIS

PROJETO PILOTO: INCLUSÃO ALÉM DA ESCOLA







TURMAS: PRÉ-ESCOLAR






































ANO LETIVO
2018
JUSTIFICATIVA

Infelizmente a nossa sociedade enxerga o idoso e as pessoas com deficiência como pessoas inúteis, e acabam quase sempre excluídas do convívio social. A proposta do Projeto Piloto: Inclusão além da Escola é mudar a imagem dos idosos e das pessoas com deficiência no imaginário das crianças, pois ações como esta são capazes de criar uma nova visão sobre a velhice e a deficiência. Acreditamos, portanto, estar contribuindo não apenas para ampliar a valorização de nossos idosos e/ou deficientes, mas para difundir uma nova percepção, de um ser humano único, diferente, com capacidades e limitações e de pessoas que acumularam sabedoria graças às experiências da vida. Difundimos também a noção de que o envelhecimento é uma realidade para todos os seres, independente de raça e gênero, e o aumento da expectativa de vida aponta para uma presença cada vez maior do número de pessoas idosas em nossa sociedade.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para Vygotsky (1996), é por meio da relação do homem com outros, com a natureza e com a história dessas relações, que este se humaniza. Podemos explicitar que em cada situação de interação, o sujeito está em um momento de sua trajetória particular, trazendo consigo determinadas possibilidades de interpretação do material que obtém do mundo externo.
Leontiev (1991) reforça a importância de assumir a diversidade na constituição do currículo enfatizando que para o sociointeracionismo, o desenvolvimento do ser humano se produz não apenas por meio da soma de experiências, mas, e, sobretudo, nas vivências das diferenças. As relações estabelecidas no ambiente escolar passam pelos aspectos emocionais, intelectuais e sociais e encontram na escola um local provedor destas interações nas vivências interpessoais.
Pretende-se que em Nova Trento, a educação não se restrinja ao ensino formal dos conhecimentos historicamente acumulados, mas a construção de conhecimentos, que alteram as vidas dos estudantes, no sentido de transformar, ampliar, aperfeiçoar e modificar sua forma de ver e agir sobre o mundo.
Assim, gestores, docentes e demais profissionais envolvidos com a educação de forma direta ou indireta, trabalham na perspectiva da diversidade, garantindo assim não só a inclusão, mas o acesso, a permanência e o sucesso de todos. (PROPOSTA PEDAGÓGICA DE NOVA TRENTO)

METODOLOGIA

Para contemplar o desenvolvimento integral da criança é preciso percebê-la como sujeito histórico e culturalmente localizado, significa então, que a ação educativa deve oferecer a oportunidade para que ela desenvolva a autonomia, responsabilidade, solidariedade e respeito ao bem comum.
A organização didática da educação infantil precisa ocorrer através de situações significativas, estruturadas por eixos como: as diversas formas de linguagens, as interações, a organização espaço-temporal, a brincadeira.
Será então determinado para a construção dos planejamentos que subsidiam a ação docente na educação infantil, que se considere a importância de educar e cuidar associado a necessidade de construir/transmitir conhecimentos que auxiliem a formação humana e social. (PROPOSTA PEDAGÓGICA DE NOVA TRENTO)
Para dar conta de trabalhar junto as crianças os eixos acima citados se faz necessário elaborar projetos que é por excelência a forma de organização mais adequada. (REFERENCIAL CURRICULAR VOL. 3)



CURRÍCULO

Organizamos o currículo embasados nas diretrizes nacional e municipal vigente, para que sua atividade educativa seja parte integrante da proposta nacional, proporcionando possibilidades de apropriação e ampliação de conhecimentos e saberes às crianças que integram a Rede Municipal de Ensino.


OBJETIVO GERAL

Criar vínculos de amizade e afeto entre as crianças do pré-escolar do CMEI Padre Rossi, idosas do Asilo das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, idosos da Casa Lar Olindina Kammer e alunos da Apae de Nova Trento, proporcionando momentos de alegria, respeito, solidariedade e inclusão social.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Desenvolver atividades de interação (relacionadas ao planejamento de aula) com as crianças, idosos e alunos da Apae, tendo em vista a troca de experiências;
- Observar e respeitar a singularidade de cada criança, idoso e deficiente e incluí-los nas atividades planejadas;
- Desenvolver atividades que proporcionem a valorização pessoal e melhora da autoestima;
- Estimular ações que reforcem a visão dos idosos e das pessoas com deficiência enquanto cidadãos capazes e ativos;
- Proporcionar o conhecimento sobre o ciclo da vida, o processo de envelhecimento e a concepção de que cada ser humano é único, portanto, diferente.
- Conscientizar sobre as diferenças entre as pessoas, mostrando que a diversidade não implica inferioridade;
- Ensinar o que é preconceito e discriminação;
    - Trabalhar noção de cidadania, igualdade de direitos e deveres;
    - Desenvolver o respeito ao outro, respeito a si mesmo e solidariedade humana;
    - Conscientizar o aluno de que vivemos em uma sociedade multicultural;
    - Estimular no aluno atitudes de tolerância e respeito em relação ao outro;
DESENVOLVIMENTO

Proposta:
- Encontros mensais para todas as turmas dos prés nos seguintes lugares:
APAE, Asilo das Irmãzinhas da Imaculada Conceição e Casa Lar Olindina Kammer.
- Duração aproximada: 30 a 45 minutos

Atividades que podem ser desenvolvidas (todas de acordo com o planejamento do professor):
- Cantigas de roda;
- Dramatizações;
- Contação de histórias;
- Relatos da vida diária (roda da conversa);
- Brincadeiras diversas (massinha, pintura, jogos, brinquedos, etc);
- Ajudar servindo o lanche, recolhendo a louça;
- Conversa com um amigo, idoso, deficiente, etc e após como tarefa contar para que os pais possam transcrever no caderno e as crianças desenharem;

OBS: Os idosos e/ou alunos da APAE também podem visitar o CMEI Padre Rossi quando desejarem. Poderá haver um encontro final com todos os envolvidos no Projeto.


LIVROS RELACIONADOS AO PROJETO

LIVROS SOBRE CRIANÇAS E IDOSOS

Avô conta outra vez

Editora:Peirópolis
Autor:José Jorge Letria
Ilustrações:André Letria
Este livro mostra que certas pessoas nascem com o dom de contar histórias e estas pessoas são chamadas avós. Eles parecem saber sobre todas as coisas – o mundo, acontecimentos mirabolantes, seres mágicos. O tempo passa e às vezes acabamos por esquecer da importância que essas histórias têm em nossas vidas. Seus livros preferidos acabam por ganhar poeira e as memórias, por sua vez, são apagadas. Esta obra lembra que palavras são capazes de transmitir além de histórias, mas o valor de toda uma vida!

O avô de Margareth

Editora:
Autor:Vera Dias
Ilustrações:Jarbas Juarez
Conta a história de um avô como tantos outros… Ele tem centenas de histórias para contar – estar com ele é uma verdadeira viagem no tempo. Mas ao mesmo tempo, havia nele algo muito diferente e a neta conseguia ver. Este é um livro sobre amor e respeito, que expressa o valor que um gesto acolhedor pode significar.

Olhando para dentro

Editora:Saraiva
Autora:Alina Perlman
Ilustrações:Daisy Startari
Este livro conta a história de Fernando e seu avô. Ao saber que o avô estava se mudando para a casa da família, o menino se revolta. Ao imaginar que terá que dividir o espaço com um velho, o menino fica desesperado. Mas, entendendo a importância dele ao seu lado, o pequeno compra um gravador onde seu avô poderá deixar registrado permanentemente suas memórias e suas impressões sobre a vida e o mundo. A obra reafirma a importância do respeito à pessoa idosa, a sua representação na sociedade e também suas fraquezas e limitações.

Para o Seu Almeida, com um abraço!

Editora:Abacatte
Texto e Ilustrações:Elisabeth Steinkellner e Michael Roher
Este é um livro sensível que mostra como a leveza da infância pode ajudar até os adultos a encontrem novas maneiras de lidar com a vida. Seu Almeida é um velho, ranzinza e mal educado. Diferente de sua vizinhas, três menininhas adoráveis. Vendo as atitudes erradas e amargas dele, elas resolvem armar um plano para mudar a situação.

Uma estátua diferente

Editora:Saber e Ler
Texto e Ilustrações:Charlotte Belliere e Ian de Haes
Esta é a história de uma velhinha doce e solitária que, ao procurar ajuda para atravessar a rua, foi hostilizada por um rapaz. Assombrada com tamanha malcriação, ela se torna imóvel, como uma estátua. Mas uma inesperada dose de amor e carinho traz de volta seus movimentos e o amor pela vida.

A bisa fala cada coisa

Editora:Panda Books
Autora:Carmen Lucia Campos
Ilustrações:Marília Bruno
Este livro traz expressões, muitas vezes desentendidas pelos mais novos: será que o céu da boca tem estrelas? E existe multa para quem vive com o pé na estrada? Uma garotinha muito curiosa tenta compreender o significado das frases que sua bisa vive dizendo para ela. As ilustrações cheias de graça e detalhes ajudam na compreensão das expressões coloquiais usadas por esta simpática senhora. E de uma coisa a menina tem certeza: tem frase que significa amor!

Um casório na Lua

Editora:Abacatte
Autora:Neusa Sorrenti
Ilustrações:Simone Matias
Esta obra conta, de forma sensível, a história de crianças que passam a conviver com as modificações causada pelo Mal de Alzheimer, doença que compromete a saúde dos avós. Com a capacidade de se adaptar e de imaginar, eles passam a compactuar com os divagações dos avós. Em todo o texto, prevalece o clima de respeito e compreensão, assim como a compreensão das experiências vividas pela mãe e pela cuidadora, sempre preocupadas e atentas até o momento final da vida das personagens.

O dia que minha avó envelheceu

Editora:Cortez
Autora:Lúcia Fidalgo
Ilustrações:Veruschka Guerra
Este é um emocionante relato de memórias do cotidiano de uma neta e uma avó comprometida pelo Mal de Alzheimer. Os esquecimentos passam a comprometer a amada avó e o que resta a neta, são lembranças de sua infância na medida em que sua avó se distancia cada vez mais do mundo e das pessoas.


A avó virou bebê

Editora:Panda Books
Autora:Renata Paiva
Ilustrações:Ionit Zilberman
A pequena Sofia mora com seus pais em uma vila, onde também vive sua vó Dorinha, com quem ela ama passar maior parte do tempo. De repente, Vó Dorinha não parece mais a mesma! Agora, ela faz coisas estranhas como abotoar sua própria blusa de forma errada. Vovó tem Alzheimer e Sofia irá aprender que não existe remédio melhor para isso a não ser paciência, amor e carinho.

Carta de um menino para a pior avó do mundo

Editora:Autêntica
Autora:Neusa Sorrenti
Ilustrações:Aline Abreu
Este livro conta a história de um menino que pede para seu avô digitar um e-mail para a avó que, mesmo que viva nestes tempos modernos, preserva a figura de afeto e confiança.
*Vovó (assim mesmo, sem “querida”)*,Esta carta que eu estou ditando pro vovô porque estou com pressa, e ele escreve bem rápido, e você leva dois dias pra abrir os e-mails, é pra dizer que você é a pior avó deste mundo.”

Tem um avô no meu quintal

Editora:Quinteto
Autora:Tânia Alexandre Martinelli
Ilustrações:camila de Godoy Teixeira
Esta obra conta a história de um menino que era o xodó de sua avó, passava horas em seu quintal cheio de árvores frutíferas. Até que descobre que sua avó irá se casar. Ele, então, fica morrendo de medo de perder o lugar no coração da sua amada vovó. Mas irá entender muito sobre o quão bom pode ser ganhar mais um amigo em sua vida.

Vovó delícia

Editora:Melhoramentos
Texto e Ilustrações:Ziraldo
Neste título, o autor Ziraldo mostra que as avós de hoje mudaram muito em relação às de antigamente, que ficavam sentadas na cadeira de balanço, fazendo crochê. Hoje, elas são bem mais ativas: vão à academia, dançam, vão à praia, amam e sofrem por amor.

LIVROS SOBRE DIVERSIDADE:

Olívia não quer ser princesa

Ian Falconer (Globinho)

Ser princesa é a fantasia de todas as meninas? Não é bem assim. Na nova aventura da série criada por Ian Falconer, a contestadora porquinha Olívia descobre que a vida é cheia de alternativas.
Todas as suas amigas só querem saber de ser princesa, com vestido cor-de-rosa e varinha de condão. Olivia queria ser diferente.

Flicts

Ziraldo (Melhoramentos)

Editado em 1969, o livro conta a história de uma cor “diferente”, que não consegue se encaixar no arco-íris, nas bandeiras e em lugar nenhum. Ao longo da história, “Flicts” vai se conformando que “não tinha a força do vermelho, a imensidão do amarelo, nem a paz do azul”, mas entende que todas as pessoas, por mais diferentes, possuem seu lugar.

Tudo bem ser diferente

Todd Parr (Panda Books)

Publicado há mais de dez anos no Brasil, o escritor e ilustrador norte-americano Todd Parr escreve livros infantis que têm como mote a diversidade. “Tudo Bem Ser Diferente” aborda assuntos como adoção, separação, deficiência e preconceito racial de maneira divertida.


O Cabelo de Lelê

Valéria Belém (Editora Ibep)

Lelê não gosta do seu cabelo. Ela puxa e estica os fios tentando entender a origem de tantos cachinhos. Depois de muito procurar, finalmente encontra um livro que responde sua pergunta e mostra os diversos tipos de cabelo no continente africano. A obra trata da autoestima infantil com base na história e beleza da herança africana.

Rodrigo Enxerga Tudo

Markiano Charan Filho (Nova Alexandria)

Rodrigo não enxerga desde bebê, mas cresceu empinando pipa e brincando de carrinho de rolimã. Agora, na nova escola, ele tem um grande amigo, o André, o primeiro a perceber que ele também podia ver as coisas do mundo, mas de formas diferentes. Divertido e questionador, o livro apresenta para crianças o tema da inclusão social e escolar.

Minha família é colorida

Georgina Martin (Edições SM)

Ângelo tem um irmão de cabelos lisos, uma mãe de cabelos ondulados, uma avó negra. Todos são diferentes e fazem parte da mesma família. Como isso é possível já que quase ninguém se parece? Com as indagações do protagonista da história, o leitor vai descobrindo com Ângelo que somos feitos da mistura de etnias, hábitos e tradições.

de Saraiva
Era uma vez um mundinho em que cada habitante tinha um jeito de ser bem diferente do outro - uns viviam no norte e gostavam de andar descalços; outros no sul e adoravam tomar chocolate quente; alguns não enxergavam muito bem e precisavam de ajuda. E cada um deles tinha sua forma de agradecer por viver num lugar tão feliz. Com texto impresso em Braille, esta obra é, também, destinada a leitores com visão subnormal e deficientes visuais.
de Livraria da Folha
Carminha ganha uma bolsa de estudos em uma escola particular, onde se sente excluída. Quando encontra Laura, descobre que elas têm algo em comum: irmãos com síndrome de Down. Juntas, elas resolvem lutar pela inclusão das crianças e resgatam valores importantes, como companheirismo e respeito pelas diferenças.
COLEÇÃO: CIRANDA DAS DIFERENÇAS

Esta obra contém 10 livros + 10 CD-Rom:

UMA TARTARUGA A MIL POR HORA: Conta a história de uma tartaruga diferente, que aos invés de fazer tudo devagar como as outras, fazia tudo muito rápido, parecendo que tinha rodinhas nos pés. Como resolver toda esta agitação?

A ESCOLA DA TIA MARISTELA: Conta a história de uma escola pra ensinar golfinhos a participarem de espetáculos aquáticos. Certo dia, recebe uma nova aluna que não aprendia como os outros. Será que Sofia iria desistir de seus sonhos?

A FAMÍLIA SOL, LÁ, SI...: Este é um livro que conta a história de uma família de elefantes roqueiros, porém um de seus integrantes, Nando, nasce com uma deficiência. Será que arrumarão um jeito de incluir o elefantinho nesta banda?

NEM TODAS AS GIRAFAS SÃO IGUAIS: Trata da história de uma girafa que não tinha a mesma altura que as outras, mas mesmo assim, tinha o sonho de ser uma jogadora de basquete. Será que ela vai arrumar uma forma de participar do tão esperado campeonato da escola?

O CHARME DE TUCA: Conta a história de um coelho que descobre que a razão de suas notas baixas era devido ao seu problema visual. Será que depois de solucionado esse problema suas notas irão melhorar?

DOGNALDO E SUA NOVA SITUAÇÃO: Conta a história de um cachorro que sofre um acidente e fica numa cadeira de rodas. Como será que ele e sua família vão lidar com essa nova situação?

UMA FORMIGA ESPECIAL: Conta a história de Danilo, uma formiga que nasce cega. Danilo tinha muita vontade de ajudar no sustento do formigueiro, mas como será que ele e sua família vão conseguir enfrentar essa dificuldade?

UMA AMIGA DIFERENTE: Conta a história de um zangão filhote que conhece uma abelha diferente das outras e descobre neste contato uma amizade para toda a vida.

O CANTO DE BENTO: Conta a história de um maestro bem-te-vi que tinha o sonho de ter um filho que continuasse seu trabalho na jabuticabeira. As coisas vão ter que ser adaptadas quando descobrem que Bento, o filho do maestro, não sabia cantar como os outros pássaros.

O PROBLEMA DA CENTOPÉIA ZILÁ: Conta a história de uma centopeia que tinha uma de suas perninhas mais curta que as outras. Quando resolve diminuir a diferença entre suas pernas recebe uma grande surpresa da vida.


DATAS DAS VISITAS DO PROJETO INCLUSÃO ALÉM DA ESCOLA

ABRIL:
DATA
TURMA
LOCAL
HORÁRIO
24/04
Pré Mirielli
Asilo das Irmãzinhas
10:00 às 10:45
15:30 às 16:15
20/04
Pré Rosi
APAE
8:15 às 9:00
13:30 às 14:15
19/04
Pré Isabel
Casa Dei Nonni
13:45 às 14:00
19/04
Pré Adrielia
Casa Lar Olindina Kammer
9:45 às 10:30

MAIO:
DATA
TURMA
LOCAL
HORÁRIO
15/05
Pré Mirielli
Asilo das Irmãzinhas
10:00 às 10:45
15:30 às 16:15
18/05
Pré Rosi
APAE
8:15 às 9:00
13:30 às 14:15
17/05
Pré Isabel
Casa Dei Nonni
13:45 às 14:00
17/05
Pré Adrielia
Casa Lar Olindina Kammer
9:45 às 10:30

JUNHO:
DATA
TURMA
LOCAL
HORÁRIO
19/06
Pré Mirielli
Asilo das Irmãzinhas
10:00 às 10:45
15:30 às 16:15
15/06
Pré Rosi
APAE
8:15 às 9:00
13:30 às 14:15
14/06
Pré Isabel
Casa Dei Nonni
13:45 às 14:00
14/06
Pré Adrielia
Casa Lar Olindina Kammer
9:45 às 10:30

JULHO:
DATA
TURMA
LOCAL
HORÁRIO
10/07
Pré Mirielli
Asilo das Irmãzinhas
10:00 às 10:45
15:30 às 16:15
06/07
Pré Rosi
APAE
8:15 às 9:00
13:30 às 14:15
12/07
Pré Isabel
Casa Dei Nonni
13:45 às 14:00
12/07
Pré Adrielia
Casa Lar Olindina Kammer
9:45 às 10:30


AGOSTO:
DATA
TURMA
LOCAL
HORÁRIO
21/08
Pré Mirielli
Asilo das Irmãzinhas
10:00 às 10:45
15:30 às 16:15
17/08
Pré Rosi
APAE
8:15 às 9:00
13:30 às 14:15
16/08
Pré Isabel
Casa Dei Nonni
13:45 às 14:00
16/08
Pré Adrielia
Casa Lar Olindina Kammer
9:45 às 10:30

SETEMBRO:
DATA
TURMA
LOCAL
HORÁRIO
25/09
Pré Mirielli
Asilo das Irmãzinhas
10:00 às 10:45
15:30 às 16:15
14/09
Pré Rosi
APAE
8:15 às 9:00
13:30 às 14:15
20/09
Pré Isabel
Casa Dei Nonni
13:45 às 14:00
20/09
Pré Adrielia
Casa Lar Olindina Kammer
9:45 às 10:30

OUTUBRO:
DATA
TURMA
LOCAL
HORÁRIO
23/10
Pré Mirielli
Asilo das Irmãzinhas
10:00 às 10:45
15:30 às 16:15
19/10
Pré Rosi
APAE
8:15 às 9:00
13:30 às 14:15
18/10
Pré Isabel
Casa Dei Nonni
13:45 às 14:00
18/10
Pré Adrielia
Casa Lar Olindina Kammer
9:45 às 10:30

NOVEMBRO:
DATA
TURMA
LOCAL
HORÁRIO
27/11
Pré Mirielli
Asilo das Irmãzinhas
10:00 às 10:45
15:30 às 16:15
23/11
Pré Rosi
APAE
8:15 às 9:00
13:30 às 14:15
22/11
Pré Isabel
Casa Dei Nonni
13:45 às 14:00
22/11
Pré Adrielia
Casa Lar Olindina Kammer
9:45 às 10:30

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



BRASIL. Educação, Ministério e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental; Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. v. 3.


NOVA TRENTO, Secretaria Municipal de Educação. Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Nova Trento – SC. (Org. SILVA, Gilmara da). Nova Trento, SC, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário