PROJETO
PILOTO: INCLUSÃO ALÉM DA ESCOLA
TURMAS:
PRÉ-ESCOLAR
ANO
LETIVO
2018
JUSTIFICATIVA
Infelizmente
a nossa sociedade enxerga o idoso e as pessoas com deficiência como
pessoas inúteis, e acabam quase sempre excluídas do convívio
social. A proposta do Projeto Piloto: Inclusão além da Escola é
mudar a imagem dos idosos e das pessoas com deficiência no
imaginário das crianças, pois ações como esta são capazes de
criar uma nova visão sobre a velhice e a deficiência. Acreditamos,
portanto, estar contribuindo não apenas para ampliar a valorização
de nossos idosos e/ou deficientes, mas para difundir uma nova
percepção, de um ser humano único, diferente, com capacidades e
limitações e de pessoas que acumularam sabedoria graças às
experiências da vida. Difundimos também a noção de que o
envelhecimento é uma realidade para todos os seres, independente de
raça e gênero, e o aumento da expectativa de vida aponta para uma
presença cada vez maior do número de pessoas idosas em nossa
sociedade.
FUNDAMENTAÇÃO
TEÓRICA
Para
Vygotsky (1996), é por meio da relação do homem com outros, com a
natureza e com a história dessas relações, que este se humaniza.
Podemos explicitar que em cada situação de interação, o sujeito
está em um momento de sua trajetória particular, trazendo consigo
determinadas possibilidades de interpretação do material que obtém
do mundo externo.
Leontiev
(1991) reforça a importância de assumir a diversidade na
constituição do currículo enfatizando que para o
sociointeracionismo, o desenvolvimento do ser humano se produz não
apenas por meio da soma de experiências, mas, e, sobretudo, nas
vivências das diferenças. As relações estabelecidas no ambiente
escolar passam pelos aspectos emocionais, intelectuais e sociais e
encontram na escola um local provedor destas interações nas
vivências interpessoais.
Pretende-se
que em Nova Trento, a educação não se restrinja ao ensino formal
dos conhecimentos historicamente acumulados, mas a construção de
conhecimentos, que alteram as vidas dos estudantes, no sentido de
transformar, ampliar, aperfeiçoar e modificar sua forma de ver e
agir sobre o mundo.
Assim,
gestores, docentes e demais profissionais envolvidos com a educação
de forma direta ou indireta, trabalham na perspectiva da diversidade,
garantindo assim não só a inclusão, mas o acesso, a permanência e
o sucesso de todos. (PROPOSTA PEDAGÓGICA DE NOVA TRENTO)
METODOLOGIA
Para
contemplar o desenvolvimento integral da criança é preciso
percebê-la como sujeito histórico e culturalmente localizado,
significa então, que a ação educativa deve oferecer a oportunidade
para que ela desenvolva a autonomia, responsabilidade, solidariedade
e respeito ao bem comum.
A
organização didática da educação infantil precisa ocorrer
através de situações significativas, estruturadas por eixos como:
as diversas formas de linguagens, as interações, a organização
espaço-temporal, a brincadeira.
Será
então determinado para a construção dos planejamentos que
subsidiam a ação docente na educação infantil, que se considere a
importância de educar e cuidar associado a necessidade de
construir/transmitir conhecimentos que auxiliem a formação humana e
social. (PROPOSTA PEDAGÓGICA DE NOVA TRENTO)
Para
dar conta de trabalhar junto as crianças os eixos acima citados se
faz necessário elaborar projetos que é por excelência a forma de
organização mais adequada. (REFERENCIAL CURRICULAR VOL. 3)
CURRÍCULO
Organizamos
o currículo embasados nas diretrizes nacional e municipal vigente,
para que sua atividade educativa seja parte integrante da proposta
nacional, proporcionando possibilidades de apropriação e ampliação
de conhecimentos e saberes às crianças que integram a Rede
Municipal de Ensino.
OBJETIVO
GERAL
Criar
vínculos de amizade e afeto entre as crianças do pré-escolar do
CMEI Padre Rossi, idosas do Asilo das Irmãzinhas da Imaculada
Conceição, idosos da Casa Lar Olindina Kammer e alunos da Apae de
Nova Trento, proporcionando momentos de alegria, respeito,
solidariedade e inclusão social.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
-
Desenvolver
atividades de interação (relacionadas
ao planejamento de aula) com as
crianças, idosos
e alunos da Apae, tendo em vista a troca
de experiências;
-
Observar e respeitar a singularidade de cada criança, idoso e
deficiente e incluí-los nas atividades planejadas;
-
Desenvolver
atividades que proporcionem a
valorização
pessoal e melhora
da autoestima;
-
Estimular
ações que reforcem
a visão dos idosos e
das pessoas com deficiência
enquanto cidadãos capazes
e ativos;
-
Proporcionar
o
conhecimento sobre o ciclo da vida, o
processo de envelhecimento e
a concepção de que
cada ser humano é único, portanto, diferente.
-
Conscientizar
sobre as
diferenças entre as
pessoas,
mostrando que a diversidade não implica inferioridade;
-
Ensinar o que é preconceito e discriminação;
-
Trabalhar noção de cidadania, igualdade de direitos e deveres;
-
Desenvolver o respeito ao outro, respeito a si mesmo e solidariedade
humana;
-
Conscientizar o aluno de que vivemos em uma sociedade multicultural;
-
Estimular no aluno atitudes de tolerância e respeito em relação
ao outro;
DESENVOLVIMENTO
Proposta:
-
Encontros mensais para todas as turmas dos prés nos seguintes
lugares:
APAE,
Asilo das Irmãzinhas da Imaculada Conceição e Casa Lar Olindina
Kammer.
-
Duração aproximada: 30 a 45 minutos
Atividades
que podem ser desenvolvidas (todas de acordo com o planejamento do
professor):
-
Cantigas de roda;
-
Dramatizações;
-
Contação de histórias;
-
Relatos da vida diária (roda da conversa);
-
Brincadeiras diversas (massinha, pintura, jogos, brinquedos, etc);
-
Ajudar servindo o lanche, recolhendo a louça;
-
Conversa com um amigo, idoso, deficiente, etc e após como tarefa
contar para que os pais possam transcrever no caderno e as crianças
desenharem;
OBS:
Os idosos e/ou alunos da APAE também podem visitar o CMEI Padre
Rossi quando desejarem. Poderá haver um encontro final com todos os
envolvidos no Projeto.
LIVROS
RELACIONADOS AO PROJETO
LIVROS SOBRE CRIANÇAS E IDOSOSAvô conta outra vez
Editora:Peirópolis
Autor:José Jorge Letria Ilustrações:André Letria
Este
livro mostra que certas pessoas nascem com o dom de contar
histórias e estas pessoas são chamadas avós. Eles parecem saber
sobre todas as coisas – o mundo, acontecimentos mirabolantes,
seres mágicos. O tempo passa e às vezes acabamos por esquecer da
importância que essas histórias têm em nossas vidas. Seus
livros preferidos acabam por ganhar poeira e as memórias, por sua
vez, são apagadas. Esta obra lembra que palavras são capazes de
transmitir além de histórias, mas o valor de toda uma vida!
|
O avô de Margareth
Editora:Lê
Autor:Vera Dias
Ilustrações:Jarbas Juarez
Autor:Vera Dias
Ilustrações:Jarbas Juarez
Conta
a história de um avô como tantos outros… Ele tem centenas de
histórias para contar – estar com ele é uma verdadeira viagem no
tempo. Mas ao mesmo tempo, havia nele algo muito diferente e a neta
conseguia ver. Este é um livro sobre amor e respeito, que expressa o
valor que um gesto acolhedor pode significar.
Olhando para dentro
Editora:Saraiva
Autora:Alina Perlman Ilustrações:Daisy Startari
Este
livro conta a história de Fernando e seu avô. Ao saber que o avô
estava se mudando para a casa da família, o menino se revolta. Ao
imaginar que terá que dividir o espaço com um velho, o menino
fica desesperado. Mas, entendendo a importância dele ao seu lado,
o pequeno compra um gravador onde seu avô poderá deixar
registrado permanentemente suas memórias e suas impressões sobre
a vida e o mundo. A obra reafirma a importância do respeito à
pessoa idosa, a sua representação na sociedade e também suas
fraquezas e limitações.
|
Para o Seu Almeida, com um abraço!
Editora:Abacatte
Texto e Ilustrações:Elisabeth Steinkellner e Michael Roher
Este
é um livro sensível que mostra como a leveza da infância pode
ajudar até os adultos a encontrem novas maneiras de lidar com a
vida. Seu Almeida é um velho, ranzinza e mal educado. Diferente
de sua vizinhas, três menininhas adoráveis. Vendo as atitudes
erradas e amargas dele, elas resolvem armar um plano para mudar a
situação.
|
Uma estátua diferente
Editora:Saber
e Ler
Texto e Ilustrações:Charlotte Belliere e Ian de Haes
Texto e Ilustrações:Charlotte Belliere e Ian de Haes
Esta
é a história de uma velhinha doce e solitária que, ao procurar
ajuda para atravessar a rua, foi hostilizada por um rapaz. Assombrada
com tamanha malcriação, ela se torna imóvel, como uma estátua.
Mas uma inesperada dose de amor e carinho traz de volta seus
movimentos e o amor pela vida.
A bisa fala cada coisa
Editora:Panda
Books
Autora:Carmen Lucia Campos Ilustrações:Marília Bruno
Este
livro traz expressões, muitas vezes desentendidas pelos mais
novos: será que o céu da boca tem estrelas? E existe multa para
quem vive com o pé na estrada? Uma garotinha muito curiosa tenta
compreender o significado das frases que sua bisa vive dizendo
para ela. As ilustrações cheias de graça e detalhes ajudam na
compreensão das expressões coloquiais usadas por esta simpática
senhora. E de uma coisa a menina tem certeza: tem frase que
significa amor!
|
Um casório na Lua
Editora:Abacatte
Autora:Neusa Sorrenti Ilustrações:Simone Matias
Esta
obra conta, de forma sensível, a história de crianças que
passam a conviver com as modificações causada pelo Mal de
Alzheimer, doença que compromete a saúde dos avós. Com a
capacidade de se adaptar e de imaginar, eles passam a compactuar
com os divagações dos avós. Em todo o texto, prevalece o clima
de respeito e compreensão, assim como a compreensão das
experiências vividas pela mãe e pela cuidadora, sempre
preocupadas e atentas até o momento final da vida das
personagens.
|
O dia que minha avó envelheceu
Editora:Cortez
Autora:Lúcia Fidalgo Ilustrações:Veruschka Guerra
Este
é um emocionante relato de memórias do cotidiano de uma neta e
uma avó comprometida pelo Mal de Alzheimer. Os esquecimentos
passam a comprometer a amada avó e o que resta a neta, são
lembranças de sua infância na medida em que sua avó se
distancia cada vez mais do mundo e das pessoas.
|
A avó virou bebê
Editora:Panda
Books
Autora:Renata Paiva Ilustrações:Ionit Zilberman
A
pequena Sofia mora com seus pais em uma vila, onde também vive
sua vó Dorinha, com quem ela ama passar maior parte do tempo. De
repente, Vó Dorinha não parece mais a mesma! Agora, ela faz
coisas estranhas como abotoar sua própria blusa de forma errada.
Vovó tem Alzheimer e Sofia irá aprender que não existe remédio
melhor para isso a não ser paciência, amor e carinho.
|
Carta de um menino para a pior avó do mundo
Editora:Autêntica
Autora:Neusa Sorrenti Ilustrações:Aline Abreu
Este
livro conta a história de um menino que pede para seu avô
digitar um e-mail para a avó que, mesmo que viva nestes tempos
modernos, preserva a figura de afeto e confiança.
“*Vovó
(assim mesmo, sem “querida”)*,Esta carta que eu estou ditando
pro vovô porque estou com pressa, e ele escreve bem rápido, e
você leva dois dias pra abrir os e-mails, é pra dizer que você
é a pior avó deste mundo.”
|
Tem um avô no meu quintal
Editora:Quinteto
Autora:Tânia Alexandre Martinelli Ilustrações:camila de Godoy Teixeira
Esta
obra conta a história de um menino que era o xodó de sua avó,
passava horas em seu quintal cheio de árvores frutíferas. Até
que descobre que sua avó irá se casar. Ele, então, fica
morrendo de medo de perder o lugar no coração da sua amada vovó.
Mas irá entender muito sobre o quão bom pode ser ganhar mais um
amigo em sua vida.
|
Vovó delícia
Editora:Melhoramentos
Texto e Ilustrações:Ziraldo
Texto e Ilustrações:Ziraldo
Neste
título, o autor Ziraldo mostra que as avós de hoje mudaram muito em
relação às de antigamente, que ficavam sentadas na cadeira de
balanço, fazendo crochê. Hoje, elas são bem mais ativas: vão à
academia, dançam, vão à praia, amam e sofrem por amor.
LIVROS SOBRE DIVERSIDADE:
Olívia não quer ser princesa
Ian Falconer (Globinho)
Ser
princesa é a fantasia de todas as meninas? Não é bem assim. Na
nova aventura da série criada por Ian Falconer, a contestadora
porquinha Olívia descobre que a vida é cheia de alternativas.
Todas as suas amigas só querem saber de ser princesa, com vestido cor-de-rosa e varinha de condão. Olivia queria ser diferente.
Todas as suas amigas só querem saber de ser princesa, com vestido cor-de-rosa e varinha de condão. Olivia queria ser diferente.
Flicts
Ziraldo (Melhoramentos)
Editado
em 1969, o livro conta a história de uma cor “diferente”, que
não consegue se encaixar no arco-íris, nas bandeiras e em lugar
nenhum. Ao longo da história, “Flicts” vai se conformando que
“não tinha a força do vermelho, a imensidão do amarelo, nem a
paz do azul”, mas entende que todas as pessoas, por mais
diferentes, possuem seu lugar.
Tudo bem ser diferente
Todd Parr (Panda Books)
Publicado
há mais de dez anos no Brasil, o escritor e ilustrador
norte-americano Todd Parr escreve livros infantis que têm como mote
a diversidade. “Tudo Bem Ser Diferente” aborda assuntos como
adoção, separação, deficiência e preconceito racial de maneira
divertida.
O Cabelo de Lelê
Valéria Belém (Editora Ibep)
Lelê
não gosta do seu cabelo. Ela puxa e estica os fios tentando entender
a origem de tantos cachinhos. Depois de muito procurar, finalmente
encontra um livro que responde sua pergunta e mostra os diversos
tipos de cabelo no continente africano. A obra trata da autoestima
infantil com base na história e beleza da herança africana.
Rodrigo Enxerga Tudo
Markiano Charan Filho (Nova Alexandria)
Rodrigo
não enxerga desde bebê, mas cresceu empinando pipa e brincando de
carrinho de rolimã. Agora, na nova escola, ele tem um grande amigo,
o André, o primeiro a perceber que ele também podia ver as coisas
do mundo, mas de formas diferentes. Divertido e questionador, o livro
apresenta para crianças o tema da inclusão social e escolar.
Minha família é colorida
Georgina Martin (Edições SM)
Ângelo
tem um irmão de cabelos lisos, uma mãe de cabelos ondulados, uma
avó negra. Todos são diferentes e fazem parte da mesma família.
Como isso é possível já que quase ninguém se parece? Com as
indagações do protagonista da história, o leitor vai descobrindo
com Ângelo que somos feitos da mistura de etnias, hábitos e
tradições.
de
Saraiva
Era
uma vez um mundinho em que cada habitante tinha um jeito de ser bem
diferente do outro - uns viviam no norte e gostavam de andar
descalços; outros no sul e adoravam tomar chocolate quente; alguns
não enxergavam muito bem e precisavam de ajuda. E cada um deles
tinha sua forma de agradecer por viver num lugar tão feliz. Com
texto impresso em Braille, esta obra é, também, destinada a
leitores com visão subnormal e deficientes visuais.
de
Livraria da Folha
Carminha
ganha uma bolsa de estudos em uma escola particular, onde se sente
excluída. Quando encontra Laura, descobre que elas têm algo em
comum: irmãos com síndrome de Down. Juntas, elas resolvem lutar
pela inclusão das crianças e resgatam valores importantes, como
companheirismo e respeito pelas diferenças.
COLEÇÃO:
CIRANDA DAS DIFERENÇAS
Esta obra contém 10 livros + 10 CD-Rom:
UMA TARTARUGA A MIL POR HORA: Conta a história de uma tartaruga diferente, que aos invés de fazer tudo devagar como as outras, fazia tudo muito rápido, parecendo que tinha rodinhas nos pés. Como resolver toda esta agitação?
A ESCOLA DA TIA MARISTELA: Conta a história de uma escola pra ensinar golfinhos a participarem de espetáculos aquáticos. Certo dia, recebe uma nova aluna que não aprendia como os outros. Será que Sofia iria desistir de seus sonhos?
A FAMÍLIA SOL, LÁ, SI...: Este é um livro que conta a história de uma família de elefantes roqueiros, porém um de seus integrantes, Nando, nasce com uma deficiência. Será que arrumarão um jeito de incluir o elefantinho nesta banda?
NEM TODAS AS GIRAFAS SÃO IGUAIS: Trata da história de uma girafa que não tinha a mesma altura que as outras, mas mesmo assim, tinha o sonho de ser uma jogadora de basquete. Será que ela vai arrumar uma forma de participar do tão esperado campeonato da escola?
O CHARME DE TUCA: Conta a história de um coelho que descobre que a razão de suas notas baixas era devido ao seu problema visual. Será que depois de solucionado esse problema suas notas irão melhorar?
DOGNALDO E SUA NOVA SITUAÇÃO: Conta a história de um cachorro que sofre um acidente e fica numa cadeira de rodas. Como será que ele e sua família vão lidar com essa nova situação?
UMA FORMIGA ESPECIAL: Conta a história de Danilo, uma formiga que nasce cega. Danilo tinha muita vontade de ajudar no sustento do formigueiro, mas como será que ele e sua família vão conseguir enfrentar essa dificuldade?
UMA AMIGA DIFERENTE: Conta a história de um zangão filhote que conhece uma abelha diferente das outras e descobre neste contato uma amizade para toda a vida.
O CANTO DE BENTO: Conta a história de um maestro bem-te-vi que tinha o sonho de ter um filho que continuasse seu trabalho na jabuticabeira. As coisas vão ter que ser adaptadas quando descobrem que Bento, o filho do maestro, não sabia cantar como os outros pássaros.
O PROBLEMA DA CENTOPÉIA ZILÁ: Conta a história de uma centopeia que tinha uma de suas perninhas mais curta que as outras. Quando resolve diminuir a diferença entre suas pernas recebe uma grande surpresa da vida.
Esta obra contém 10 livros + 10 CD-Rom:
UMA TARTARUGA A MIL POR HORA: Conta a história de uma tartaruga diferente, que aos invés de fazer tudo devagar como as outras, fazia tudo muito rápido, parecendo que tinha rodinhas nos pés. Como resolver toda esta agitação?
A ESCOLA DA TIA MARISTELA: Conta a história de uma escola pra ensinar golfinhos a participarem de espetáculos aquáticos. Certo dia, recebe uma nova aluna que não aprendia como os outros. Será que Sofia iria desistir de seus sonhos?
A FAMÍLIA SOL, LÁ, SI...: Este é um livro que conta a história de uma família de elefantes roqueiros, porém um de seus integrantes, Nando, nasce com uma deficiência. Será que arrumarão um jeito de incluir o elefantinho nesta banda?
NEM TODAS AS GIRAFAS SÃO IGUAIS: Trata da história de uma girafa que não tinha a mesma altura que as outras, mas mesmo assim, tinha o sonho de ser uma jogadora de basquete. Será que ela vai arrumar uma forma de participar do tão esperado campeonato da escola?
O CHARME DE TUCA: Conta a história de um coelho que descobre que a razão de suas notas baixas era devido ao seu problema visual. Será que depois de solucionado esse problema suas notas irão melhorar?
DOGNALDO E SUA NOVA SITUAÇÃO: Conta a história de um cachorro que sofre um acidente e fica numa cadeira de rodas. Como será que ele e sua família vão lidar com essa nova situação?
UMA FORMIGA ESPECIAL: Conta a história de Danilo, uma formiga que nasce cega. Danilo tinha muita vontade de ajudar no sustento do formigueiro, mas como será que ele e sua família vão conseguir enfrentar essa dificuldade?
UMA AMIGA DIFERENTE: Conta a história de um zangão filhote que conhece uma abelha diferente das outras e descobre neste contato uma amizade para toda a vida.
O CANTO DE BENTO: Conta a história de um maestro bem-te-vi que tinha o sonho de ter um filho que continuasse seu trabalho na jabuticabeira. As coisas vão ter que ser adaptadas quando descobrem que Bento, o filho do maestro, não sabia cantar como os outros pássaros.
O PROBLEMA DA CENTOPÉIA ZILÁ: Conta a história de uma centopeia que tinha uma de suas perninhas mais curta que as outras. Quando resolve diminuir a diferença entre suas pernas recebe uma grande surpresa da vida.
DATAS DAS VISITAS
DO PROJETO INCLUSÃO ALÉM DA ESCOLA
ABRIL:
DATA
|
TURMA
|
LOCAL
|
HORÁRIO
|
24/04
|
Pré Mirielli
|
Asilo das Irmãzinhas
|
10:00 às 10:45
15:30 às 16:15
|
20/04
|
Pré Rosi
|
APAE
|
8:15 às 9:00
13:30 às 14:15
|
19/04
|
Pré Isabel
|
Casa Dei Nonni
|
13:45 às 14:00
|
19/04
|
Pré Adrielia
|
Casa Lar Olindina
Kammer
|
9:45 às 10:30
|
MAIO:
DATA
|
TURMA
|
LOCAL
|
HORÁRIO
|
15/05
|
Pré Mirielli
|
Asilo das Irmãzinhas
|
10:00 às 10:45
15:30 às 16:15
|
18/05
|
Pré Rosi
|
APAE
|
8:15 às 9:00
13:30 às 14:15
|
17/05
|
Pré Isabel
|
Casa Dei Nonni
|
13:45 às 14:00
|
17/05
|
Pré Adrielia
|
Casa Lar Olindina
Kammer
|
9:45 às 10:30
|
JUNHO:
DATA
|
TURMA
|
LOCAL
|
HORÁRIO
|
19/06
|
Pré Mirielli
|
Asilo das Irmãzinhas
|
10:00 às 10:45
15:30 às 16:15
|
15/06
|
Pré Rosi
|
APAE
|
8:15 às 9:00
13:30 às 14:15
|
14/06
|
Pré Isabel
|
Casa Dei Nonni
|
13:45 às 14:00
|
14/06
|
Pré Adrielia
|
Casa Lar Olindina
Kammer
|
9:45 às 10:30
|
JULHO:
DATA
|
TURMA
|
LOCAL
|
HORÁRIO
|
10/07
|
Pré Mirielli
|
Asilo das Irmãzinhas
|
10:00 às 10:45
15:30 às 16:15
|
06/07
|
Pré Rosi
|
APAE
|
8:15 às 9:00
13:30 às 14:15
|
12/07
|
Pré Isabel
|
Casa Dei Nonni
|
13:45 às 14:00
|
12/07
|
Pré Adrielia
|
Casa Lar Olindina
Kammer
|
9:45 às 10:30
|
AGOSTO:
DATA
|
TURMA
|
LOCAL
|
HORÁRIO
|
21/08
|
Pré Mirielli
|
Asilo das Irmãzinhas
|
10:00 às 10:45
15:30 às 16:15
|
17/08
|
Pré Rosi
|
APAE
|
8:15 às 9:00
13:30 às 14:15
|
16/08
|
Pré Isabel
|
Casa Dei Nonni
|
13:45 às 14:00
|
16/08
|
Pré Adrielia
|
Casa Lar Olindina
Kammer
|
9:45 às 10:30
|
SETEMBRO:
DATA
|
TURMA
|
LOCAL
|
HORÁRIO
|
25/09
|
Pré Mirielli
|
Asilo das Irmãzinhas
|
10:00 às 10:45
15:30 às 16:15
|
14/09
|
Pré Rosi
|
APAE
|
8:15 às 9:00
13:30 às 14:15
|
20/09
|
Pré Isabel
|
Casa Dei Nonni
|
13:45 às 14:00
|
20/09
|
Pré Adrielia
|
Casa Lar Olindina
Kammer
|
9:45 às 10:30
|
OUTUBRO:
DATA
|
TURMA
|
LOCAL
|
HORÁRIO
|
23/10
|
Pré Mirielli
|
Asilo das Irmãzinhas
|
10:00 às 10:45
15:30 às 16:15
|
19/10
|
Pré Rosi
|
APAE
|
8:15 às 9:00
13:30 às 14:15
|
18/10
|
Pré Isabel
|
Casa Dei Nonni
|
13:45 às 14:00
|
18/10
|
Pré Adrielia
|
Casa Lar Olindina
Kammer
|
9:45 às 10:30
|
NOVEMBRO:
DATA
|
TURMA
|
LOCAL
|
HORÁRIO
|
27/11
|
Pré Mirielli
|
Asilo das Irmãzinhas
|
10:00 às 10:45
15:30 às 16:15
|
23/11
|
Pré Rosi
|
APAE
|
8:15 às 9:00
13:30 às 14:15
|
22/11
|
Pré Isabel
|
Casa Dei Nonni
|
13:45 às 14:00
|
22/11
|
Pré Adrielia
|
Casa Lar Olindina
Kammer
|
9:45 às 10:30
|
BRASIL.
Educação, Ministério e do Desporto, Secretaria de Educação
Fundamental; Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília:
MEC/SEF, 1998. v. 3.
NOVA
TRENTO, Secretaria Municipal de Educação. Proposta Pedagógica
da Rede Municipal de Ensino de Nova Trento – SC. (Org. SILVA,
Gilmara da). Nova Trento, SC, 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário