sexta-feira, 2 de junho de 2017

MALETA VIAJANTE- SACOLA DA LEITURA

Várias turmas de creche e pré estão levando para casa as malinhas do Projeto "Mala Viajante". As responsáveis são: ou a professora de contação ou a professora regente de sala de aula.
Os Projetos tem como objetivo desenvolver o gosto pela boa leitura e estimular a criatividade dos alunos. Além da participação e Integração dos pais na vida escolar dos filhos, que participam do projeto fazendo a leitura desses livros em casa , proporcionando assim um momento prazeroso com os filhos.
Acompanha a malinha (geralmente): um livrinho, uma caixa de lápis de cor, uma borracha, um lápis, e uma folhinha ou  caderno onde as crianças irão desenhar ou os pais vão relatar como foi este momento de leitura com seu filho/a
Na parte de dentro da malinha tem as explicações/orientações.

As crianças, mesmo as pequenas, são capazes de criar, fantasiar, imaginar as histórias através das imagens.


Obas.: cada professora está organizando de acordo com a idade/realidade de sua turminha.


Na turma da professora Mirielli, por exemplo,  algumas crianças levarão a lagarta Jujuba do projeto da alimentação saudável que a mesma está desenvolvendo com as crianças. As crianças deverão também desenhar ou os deverão ser os escribas das falas das crianças relatando os cuidados, a convivência com a lagarta em sua casa. É o mascote do momento. Essas ações servem também para que as crianças criem responsabilidade, cuidado e zelo pelo "objeto" "animal" levado para casa.

"A leitura é uma amizade"
"  Ler é romper a barreira do desconhecido"


Objetivo Geral:

Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo, tornando a leitura um ato prazeroso.

Objetivos Específicos:


  • Possibilitar a interação dos pais com os filhos através do projeto de leitura, para que se torne um habito familiar;
  • Resgate dos livros clássicos infantis;
  • Possibilitar a vivencia de emoções e o exercício da fantasia e da imaginação;
  • Estabelecer parceria com as famílias;
  • Enriquecer e ampliar o vocabulário;
  •  Fazer com que construam o habito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias;
  •  Participação em situação de contos e leituras de histórias;
  •  Escuta atenta e interessada de histórias;
  •  Observação e manuseio de livros;

Nenhum comentário:

Postar um comentário