sexta-feira, 28 de abril de 2017

USO DA CAMA ELÁSTICA

 
“Podemos favorecer a flexibilidade dos membros inferiores com pequenos saltos sobre a cama elástica, trabalhar com exercícios em pé e marcha sobre o trampolim onde a criança aprende a lidar com a ação de forças externas (ação das molas) que deslocam seu centro de gravidade para fora de sua base de sustentação, favorecendo equilíbrio e preparando a criança para saltar. Há também movimentos e vários tipos de pulos, para coordenar os membros superiores e sequências de movimentos que favorecem “o gasto” de energia e o sistema cardiorrespiratório”, relata a terapeuta Marcia Regina Nobre.

A finalidade da terapia é oferecer um ambiente onde a criança possa vivenciar estímulos sensoriais, principalmente vestibulares (responsáveis pelo equilíbrio), os táteis e os proprioceptivos (que ajudam a reconhecer a localização espacial do corpo), de forma que a criança experimente e integre essas sensações.
Fonte: Apgar Fisioterapia

Cama elástica
      As crianças adoram brincar na cama elástica, pular, pular e ser levada às alturas, descer em segundos e ser novamente impulsionada para cima. Essa brincadeira  é uma atividade natural da criança, que não requer compromisso, planejamento e sim comportamentos espontâneos e geradores de prazer.
         Brincar na cama elástica  gera um resultado que vai além da brincadeira. E os benefícios podem ser físicos e psicológicos.
       Os principais benefícios são: melhora da capacidade respiratória e cardíaca, aceleração do metabolismo , ajuda na socialização, equilíbrio, trabalha movimento e a musculatura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário